segunda-feira, 5 de outubro de 2009

VERDADE


A verdade é dura como o diamante, mas delicada como a flor de pessegueiro.
(Gandhi)


Ao passar uns dias com minha mãe na nossa chácara, dispus de um tempo pra mexer numas gavetas, livros, revistas, coisas antigas.
Num mexe aqui, mexe ali, me deparo com uma revista bastante velha que trata sobre anjos e no final dela traz algumas frases de inspiração.
Logo ao abrir leio a uma frase de Gandhi “A verdade é dura como o diamante, mas delicada como a flor de pessegueiro”, como num impulso me chamou muito atenção.
De repente minha mãe chega e diz: Veja como os pés de pessegueiros estão carregados de flores, tudo rosado, muito lindo.
Resolvi admirar um pouco da beleza que é a flor de pessegueiro e pensar sobre a verdade em nosso cotidiano.
Primeiro a flor de pessegueiro que surge praticamente do tronco, do galho e de fato é muito bela.
Uma flor singela, rosa e com um perfume incomparável que ao mesmo tempo tem uma delicadeza muito marcante.
Sua beleza pode ser interrompida pela fragilidade, num simples toque ela despenca e lá se vai o sonho de surgir dali um pêssego doce, cobiçado pelos nossos olhos.
Hoje fui contemplado pela frase magnífica de Gandhi e as palavras de minha mãe, verdadeiramente a verdade e a flor de pessegueiro tem muito a ver.
Em nossa vida conhecemos muitas realidades e nem sempre somos puramente verdadeiros conosco mesmo e com o nosso próximo.
Como estamos num emaranhado de escândalos, seja na religião, na política ou em outros setores parece que a verdade não existe mais. Talvez ela na exista quando deixamos de viver intensamente, quando perdemos o gosto pelas coisas simples de cada ser.
Existem muitas verdades, mescladas pelo tempo, num piscar de olhos a desconfiança toma conta de nossos pensamentos e não conseguimos ver a verdade pura como ela é.
Ser verdadeiro nos dias de hoje é muito vezes ser duro, rígido, mas com a consciência tranquila de dever cumprido.
Mesmo que estejamos passando por momentos sombrios ou desmotivados acreditamos Naquele que é verdadeiro por excelência, que muda nossa vida e transforma o nosso pensar pra um agir verdadeiramente correto.
Que a exemplo da bela e perfumada flor de pessegueiro saibamos com nossa fragilidade ser verdadeiros até o fim.




(Arvorito, quinta-feira, 27 de Agosto de 2009 00h34min
André Moura)

Um comentário:

Andréia Silva disse...

E assim como a verdade, a flor de pessegueiro é uma das mais lindas!