Esse ano, o mundo da arte perdeu alguns representantes insubistituíveis.Há pouco tempo, morreram Pina bausch,( Uma das artistas mais famosas e revolucionária da dança moderna, ela influenciou dançarinos do mundo todo.);Augusto Boal (uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional) e Michael Jackson, um monstro de criatividade.
Os artistas citados foram temas de discurssão em algumas disciplinas que cursei no semestre passado (No curso de artes interdisciplinar ),inclusive a Cantora argentina Mercedes Sosa,que morreu hoje .
Fui apresentado a arte de Mercedes sosa numa tarde de sexta-feira. Indisposto a ver a aula, já estava me retirando da sala, quando a professora falou com essas palavras “Eu trouxe algo divino pra vocês, meu alunos!.(...)
Um vídeo maravilhoso de uma artista de altíssimo nível(...) Mercedes foi a "voz" dos exilados durante a última Ditadura Militar (1976-83). (...). É também uma conhecida ativista política de esquerda.(...).
A preocupação sócio-política refletiu-se no repertório interpretado, tornando-se uma das grandes expoentes da Nueva Canción, um movimento musical latino-americano da década de 60, com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas”.
Resolvi prestar atenção na aula e na música da Mercedes Sosa. Parecia interessante sua tragétoria politica,havia poesia nas canções e uma voz linda tomava os meu olhos,aguçava os ouvidos,invadia a pele e domava a vontade .
Percebi que estava diante de uma artista especial ! uma artista que usava a arte para o bem,que doava a sua musica e o seu sucesso conquistado com sangue e e militancia diaria com “gracias a la vida” para um projeto revolucionario social .
Uma “La negra” (Como era chamada) que contestava o sistema político imperialista, que durante o processo histórico se aproveitou do poderio ideológico e muitas vezes usou a violência física para impor domínio sobre um povo indefeso da America latina .
Notei que estava diante de uma cantora linda ,que apesar de idade avançada, seguia produzindo muito bem.Aberta a novos propostas musicais,uma cantora moderna e de fina concepção musical.
Ao término, fui para casa feliz! baixar na internet ,os videos e discos da Mercedes Sosa.Dona de um timbre grave e bem afinado,usou muito bem as técnicas vocais e sabe como lhe-da com o publico no palco.
Em 4 outubro de 1970, uma overdose de heroína matou a nossa Janis Joplin uma das maiores lendas da história do rock e do blues.
Hoje uma doença hepática complicada por problemas respiratórios matou uma representante de honra na luta Latino- americana contra a opressão imperialista , uma das intérpretes mais conhecidas da música regional latino-americana, e a mais famosa artista argentina depois de Carlos Gardel e Astor Piazzolla.
Hoje, a saudade por Mercedes me mata!
(Texto tirado do bloghttp://vejameurascunho.blogspot.com/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário