sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Juventude em Marcha Contra Violência e Extermínio de Jovens

No próximo domingo a Igreja Católica no BRASIL celebra o dia nacional da juventude e das missões.
A Pastoral da Juventude(PJ),convida a Igreja e a sociedade a refletir sobre a dura realidade em que vive a nossa juventude,com o lema:" Juventude em marcha contra a violência" e o tema:"Contra o extermínio da juventude na luta pela vida".
Por muitas décadas a ideologia dominante ensinou que o Brasil"era o pais do futuro',"uma nação jovem que dava oportunidades aos seus jovens',"uma nação de jovens" e que os 'jovens são o futuro do pais..."
Só que este futuro e está juventude está em risco vitima do capitalismo e do sistema neoliberal,que mata o espírito e o corpo de nossos jovens,com os falsos valores e semeando os seus erros do consumismo,que degrada a nossa juventude,matando sonhos e útopias.
Quando se destrói a útopia e os sonhos,a droga toma conta do vazio,deixado pela falta de algo para se sonhar,lutar e viver que nos move a utopia.
Segundo dados da UNICEF,a juventude brasileira está sendo exterminada,as causas de morte de jovens são 45% homicidios,25% causa natural e 23% acidentes.
A morte de jovens de 2006 até 2012,superá 33 mil,a expectiva de homiocidio de jovens entre 12e 18 anos é de 2,03,dois homicidios para cada mil antes dos 19 anos. 45% das mortes de adolescentes de 12 a 18 anos,registrados em 2006 foi por homicidios.
Por raça e sexo,as principais vitimas foram,2,6 vezes maior entre adolescentes negros,12 vezes maior entre jovens de sexo masculino,do que feminino,em que a probabilidade de homicidios por armas de fogo e tres vezes maior no Brasil ocorre 13 mortes diarias de adolescentes.
De 267 municipios com mais de 100mil habitantes ficou em 1° Foz do Iguaçu, das capitais Maceio,Recife, Rio de Janeiro e São Paulo,das cidades GAÚCHAS FICARAM EM 1° Guaiba,São Leopoldo,Canoas,Caxias do Sul,Viamão e Porto Alegre> (dados do IHA, índice de Homocidios na Adolescência, UNICEF).
Temos visto nas periferias que os nossos jovens estão matando e morrendo,por causa do consumismo desenfreado,do alto índice do Crack e de outras drogas,que fazem que os jovens matam por um boné,um par de tênis,por R$ 5,00,R$ 10 ,em alguns casos por objetos insignificantes como um vaso de flor e rádio de carros.
Muitas destas armas de fogo que mata os nossos jovens e os fazem matar,são armas legalizadas de pessoas de bem que caem nas mãos de criminosos.
Se fala da redução da idade penal,para reduzir a violência,que não reduzira em nada a criminalidade e aumentará o estado de guerra civil não declarada em que vivemos,pois os presidis são depósitos humanos que não reabilita os encarcerados.
Jogar os menores lá é prepara los para serem as forças que continuaram nos reprimindo ilegalmente,pois eles não serão reprimidos,pois os que os usam não moram nas periferias das nossas cidades.
Devemos fazer um mutirão em defesa da vida dos nossos jovens pobres e excluídos como garantir a eles o acesso de fato a educação,moradia,saúde e o trabalho digno e lutarmos contra o neoliberalismo e o consumismo que extermina os nossos jovens.
Devemos deixar de lado as diferenças religiosas,de crença,classistas em defesa do nosso futuro que é a juventude.
Julio Lazaro Torma

Nenhum comentário: