terça-feira, 16 de março de 2010

Ética e Economia

Outro modelo econômico e social é possível e necessario.Principalmente no estágio atual em que estamos vivendo após a crise do capitalismo nos países do norte.
Muitas pessoas atualmente estão buscando construir a tempos um novo modelo econômico e alternativo.
Temos encontrado gente que critica e fala que isso é uma loucura aventurista ou útopismo,pois para eles "fora do mercado não há salvação",proposta está também defendida por pessoas que se consideram cristãs.
Como cristãos devemos ter esperança e olharmos longe,pois somos acima de tudo agentes e promotores da esperança.
Eis que como cristãos devemos ter esperança no Reino dos céus,na vida eterna;também aqui na terra,pois o ideal cristão,se inicia a construir no aqui e agora.
Porque o mundo nos rodeia,podemos e devemos contribuir para melhora-lo,como moradores desta casa comum.
Eis que como humanista cristão,acredito que devemos participar e contribuir na implantação e gestão de um novo modelo econômico,onde haja um desenvolvimento humano,ético e integral,como propõe a encíclica Caritas In Veritate.
O Concilio Vaticano II,realizado há quase meio século e com temas ainda atuais,nos convoca a colocarmos,a atividade econômica,em novos patamares,que seja da ética e do serviço a pessoa humana.
Eis que para o concilio,o homem é o autor,centro e o fim de toda a atividade econômica. " A atividade econômica,regulando-se pelas suas leis e métodos próprios,deve,portanto,exercer-se dentro dos limites da ordem moral,para assim se cumpra o desígnio de Deus sobre o homem"(Gaudium et Spes,64).
E o Papa Bento XVI na encíclica Caritas in Veritate,defende que "De fato,a economia tem necessidade da ética para o seu correto funcionamento,não de uma ética qualquer,mas de uma ética amiga da pessoa",( Caritas in Veritate, 45).
Olhando o modelo econômico que rege a nossa sociedade, centrada na livre concorrência,sem intervenção do estado,onde o mercado pode tudo e lança grandes parcelas da população mundial na exclusão por não poderem comprar e consumir.
O mundo está marcado pelo neoliberalismo e pela crise econômica que tem atingido os órgãos de gerência das empresas econômicas,políticos e o estado,onde está os princípios éticos e morais? Os princípios éticos e morais não existem e nem faz parte deste mundo.
Ao mesmo tempo em que defendem a Responsabilidade Social das Empresas.Onde as empresas tem uma relação ética e transparente com a sociedade,muitas vezes criando fundações e ongs( organizações não governamentais),para ajudar resolver problemas,causados pela sua culpa ou pela inércia do estado.
Tal função muitas vezes faz com que ao assumir a responsabilidade que cabe ao estado,elas ficam livres de tributos,para poderem lucrar,depredar o meio ambiente e acumular desenfreadamente.
Nós cristãos devemos contribuir numa nova ética econômica,desenvolvimento ético e justo,onde devemos decidir e fazer,como cidadãos e ao mesmo tempo como consumidores.
Autor: Júlio Lázaro Torma - PO- Pelotas

Nenhum comentário: