quinta-feira, 25 de março de 2010

Dom Oscar Arnulfo Romero




" Sou simplesmente o Pastor, o irmão e o amigo deste povo"


( Dom Oscar Romero)

Neste ano a Igreja latino americana e todos os lutadores sociais,lembramos os 30 anos do martírio de Dom Oscar Romero,o segundo arcebispo assassinado enquanto rezava a Santa Missa.O primeiro foi o inglês São Tomás Becket no dia 29 de dezembro de 1170 na catedral de Cantuária.


O assassinato de Dom Oscar Romero e de Tomás Becket,nos lembra do sacerdote Zacarias,que foi morto entre o altar e o santuário do Templo de Jerusalém(Lc 11,51). Dom Oscar Arnulfo Romero foi assassinado na segunda feira dia 24 de março de 1980 em El Salvador.


O martírio de Romero tornou se símbolo das vitimas da grande 'noche triste" que se abateu sobre os pobres do continente latino americano e sobre quem se levanta para defende-los.


Ele é o símbolo de uma Igreja que faz e fez na prática uma "opção preferencial pelos pobres",que se compromete com as causas dos mais pobres e se torna instrumento de libertação e de esperança dos sem voz e vez,que optaram pela Igreja antes desta optar por eles.


Oscar Arnulfo Romero Galdámez,nasceu no dia 15 de agosto de 1917, no povoado de Ciudad Barrios próximo a fronteira com Honduras,numa humilde e numerosa familia.


No seu povoado trabalhou como carpinteiro,estudou com os padres clarentinos e depois foi para o Seminário Menor de São Miguel em 1930,teve que sair para ajudar a familia e ir trabalhar nas minas de ouro de Potosi.


Após estudar no seminário de San Salvador foi enviado para Roma,onde estudou na Universidade Gregoriana,onde é ordenado sacerdote no dia 4 de abril de 1942,após a ordenação retorna para El Salvador.Atua como pároco nas paróquias de Anamoros, Igreja de Santo Domingo e Igreja de San Fernando na diocese de São Miguel.


Era um presbítero zeloso,trabalhador,conservador e muito dedicado aos pobres e órfãos. Atua como assessor da Conferência Episcopal de El Salvador.


O papa Paulo VI,o nomeia Bispo de Santiago de Maria,tem uma mente conservadora e uma prática pastoral comprometida com as 14 familias que controlam a vida política,social e econômica do país.


O Papa Paulo VI, o nomeia Arcebispo de San Salvador no dia 3 de fevereiro de 1977 no lugar de Dom Luís Chavez y González,contrariando os agentes de pastorais e sacerdotes comprometidos com as prioridades de Medellin(1968),e amigo do presidente gen. Molina.


O país vive em clima de guerra civil e golpes militares,de um lado grupos guerrilheiros e do outro paramilitares de direita, no caso a ORDEM do Major Roberto D' Aubuisson.


No dia 12 de março de 1977 é assassinado o Padre jesuíta Rutilio Grande e os camponeses Manuel Solorzano(idoso) e Nelson Rutilio Lemus (adolescente),metralhados no caminho do povoado de Aguilares,região canaviera.


O homicídio de Aguilares,faz com que a escama que cobria os olhos do Arcebispo caia.De uma mente conservadora, tímida,carinhoso e com duvidas,intelectual se converte em um arcebispo valente que denuncia as violências sofridas pelo povo,se converte na imagem do bom pastor.


A Igreja de El Salvador sofre perseguição por parte da oligarquia,como diz os adesivos de carro:" Por El Salvador mate um cura''.


Durante o episcopado de Romero foram martirizados os Padres Ernesto Barrera, Otavio Ortiz, Rafael Palácios, Alirio Napoleon Macias,e quatro seminaristas.os leigos Valentin Martinez Piche,Jesus Jimenez, Maria Ercilia e Ana Carolina Martinez.


Dom Romero começa a denunciar a violação de direitos humanos,os seqüestros e logo a oligarquia começa a persegui-lo.As pessoas o procuram em busca de ajuda para encontrar os desaparecidos ou mortos.


Ele próprio ia procurar os cadáveres no lixão da cidade e enterrava os mortos. Ele assume o seu lema episcopal" Sentir com a Igreja",denuncia nas homilias a violência,suas palavras se tornam sinal de esperança,ao refletir os acontecimentos do país a luz do Evangelho.


Entra em conflito com os poderes locais,que o difamam,caluniam,sua palavra é ouvida com atenção todos os domingos por via rádio.


Recebe ameaças,acusado de comunista,colocam uma bomba na rádio do arcebispado,tentam dinamitar a Catedral do Sagrado Coração de Jesus,o núncio apóstolico lhe reprova.


É homenageado como doutor honoris causa nas Universidades de Georgetow( E.U.A) e de Louvaiana ( Bélgica),é cotado para premio Nobel da Paz de 1979.Participa da III Conferência da Celam em Puebla(1979).


Tem uma audiência com o Papa João Paulo II na qual lhe fala: " Santo Padre,na minha terra é muito perigoso falar de anticomunismo,pois o anticomunismo é proclamado pela direita,não por amor dos sentimentos cristãos,mas pelo egoísmo de salvaguardear os seus próprios interesses". Escreve uma carta ao presidente dos Estados Unidos Jammy Carter fazendo um apelo para o governo deste pais parar com ajuda militar e econômica ao governo salvadorenho,para este não reprimir o povo. No domingo 23 de março pede as forças militares,exercito, guarda nacional,policia que parem de assassinar inocentes. Na segunda feira dia 24 de março de 1980,na capela do Hospital de Cancer da Divina Providência,quando rezava a Missa de um ano de falecimento da senhora Sara Meardi de Pinto,mãe do jornalista Jorge Pinto do jornal opositor ' Independente'.


As 18:40 do horário local ou as 21: 40 hs do Brasil,um franco atirador lhe dá um tiro no coração,enquanto fazia a consagração Eucarística,o corpo e o sangue de Romero se une ao de Jesus Cristo,o Mártir por excelência e a exemplo de Jesus dá a vida por suas ovelhas( Jo 10,11). Dom Romero foi assassinado por ordem do Major Roberto D'Aubuisson.


Em El Salvador muitas pessoas vão ao seu túmulo rezar e obter graças.Desde 1995, ele está em processo de canonização na Cúria Romana.


A canonização de Romero pelo povo de Deus é o amor e o reconhecimento a este santo Bispo o " profeta da justiça", "defensor e pai dos pobres,que lutou em defesa dos pobres e dos direitos humanos",foi a voz dos sem voz,consolo dos desamparados e sem esperança,que lutou contra a idolatria do dinheiro.


'' Se o grão de trigo não cai na terra e não morre,ele fica sozinho,mas se morre produzirá muitos frutos"( Jo 12,23), " Ressuscitarei na luta do meu povo" ( Romero). Quem quiser saber mais de Dom Oscar pode ver o filme " Romero" de 1989,com Raul Juliá,fazendo o papel de Romero. Dom Oscar Romero, Santo Súbito São Oscar Romero de América, Rogai por Nós!

Autor: Lázaro Torma


Um comentário:

Land Ger disse...

Baixar o Filme Romero - http://bit.ly/v1T2A0