segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Ao Povo





Curso Oscar Romero

“incentivando a reflexão sobre o nosso sonho coletivo de uma Sociedade Inclusiva, onde comungamos a responsabilidade pela mudança de paradigma”


Nós, os 130 Participantes da 10ª Edição do Curso Oscar Romero, realizado de 03 a 07 de janeiro de 2009, em Santa Maria, RS, inspirados no Espírito do Senhor, somos motivados a bendizer ao Criador, pela caminhada social e eclesial feita a fim de oportunizar a formação popular ecumênica visando à instrumentalização da Ação Libertadora.

Durante esta 10ª Edição esteve presente a caminhada idealizada e organizada na perspectiva renovada à Luz do Projeto Libertador, incentivando a reflexão sobre o nosso sonho coletivo de uma Sociedade Inclusiva, onde comungamos a responsabilidade pela mudança de paradigma. Faz-se necessária nossa participação atuante junto aos demais setores da sociedade, visando a busca de alternativas ao sistema econômico que comprovadamente é excludente e atualmente enfrenta uma profunda crise financeira, sendo o momento propício para o aprofundamento do debate sobre a superação deste.

Neste contexto a Educação é fundamental na caminhada conjunta para a Nova Sociedade que precisa ser construída, pois ela tem o poder de promover a emancipação, democratizando os saberes dos sujeitos na busca da coletividade em torno da transformação social.

A Igreja, comunidade irmã na sociedade do mundo, iluminada pelo Projeto Divino na Bíblia e na Vida, também lançou o olhar, a partir do processo de provação que é dado pela rápida urbanização, assim como a necessidade da inculturação que nos desperta para a reafirmação feita pelos bispos da América Latina e Caribe, no Documento de Aparecida, no qual se renova a opção preferencial pelos pobres e a crescente necessidade de maior organização e valorização das Comunidades Eclesiais de Base.

Na ressonância dos demais encontros testemunhamos que a metodologia do Curso Oscar Romero se preocupa em níveis de solidariedade, na qual as ações são construídas em conjunto, configurando um verdadeiro exercício de cidadania. É fonte de renovação das nossas forças e de nosso compromisso com a luta pela construção de um Projeto Libertador.

Entendemos o dever e o compromisso de buscar e divulgar as próximas edições deste Curso, para todos aqueles e aquelas que, assim como nós, tenham no trabalho comunitário, eclesial, pastoral, associativo e nos movimentos sociais, além das instituições públicas, a responsabilidade com a defesa da justiça, da dignidade humana, enfim, da Vida em sua Plenitude.

Na esperança de que irá chegar um Novo Céu e uma Nova Terra nos comprometemos em viver e multiplicar o que comungamos nesta 10º edição do Curso Oscar Romero.



Santa Maria, 07 de janeiro de 2009


Rio Grande do Sul

Um comentário:

Andréia Silva disse...

Que linda a carta!
Mas e sobre a festa nem escreveu nadinha hahaha!

Beijocas. Por que sumiu?
Saudades imensas...