segunda-feira, 22 de junho de 2009

Eu não sei Rezar

Uma vez ao chegar em casa,vi o meu pai ascender uma vela,em frente as imagens de Nossa Senhora de Guadalupe e Santo Antônio.
Sempre via uma vela acessa diante destas imagens,alguns dias antes de seu falecimento lhe perguntei" porque não reza?",a sua resposta foi simples e pura:" eu não sei rezar."
Diante de sua resposta desconcertante,fiquei me lembrando da cena em que Jesus estava em um lugar rezando ou orando,quando os discípulos lhe pedem:
" Senhor,ensina nos a rezar"(Lc 11,1).
Quantas vezes nós homens e mulheres de fé sem importar a denominação religiosa,crença religiosa ou simplesmente crentes sem pertencer a nenhuma crença,mas que acredita em Deus ou em "um Ser Superior,Supremo',somos interpelados por respostas e pedidos simples,puros ou expressão simples de fé.
Muitas vezes caímos os crentes na tentação e desejos de ver os nossos templos,locais de cultos,orações,capelas lotados e que as pessoas venham;alguns chegam a fazer verdadeiras disputas comerciais,como se vende-sem um produto,onde usam verdadeiros marketim;'tal igreja é a melhor","eu tenho a solução"...
Devo juntar pessoas em meu templo,capela e local de culto para doutrinar segundo a minha doutrina e cabeça,como se eu fosse o dono absoluto da verdade.
Mas responder uma simples pergunta ou resposta,fiquemos quietos ou recorremos a belos argumentos teologicos,catequéticos,filosoficos ou doutrinais.Mas queremos que as pessoas saibam repetir fórmulas vocais de orações.
Muitas vezes repetimos orações vocais,sem meditarmos ou mastigar o que estamos dizendo,como algo mecânico e queremos que as pessoas que nos interpelam e ficamos fazendo rodeios como se nós fôssemos os privilegiados deste encontro pois sabemos repetir fórmulas.
E depois julgamos e condenamos os outros por não saberem rezar ou não participar de uma denominação ou em algum caso a nossa em que eu participo.
Mas nos esquecemos do ensinamento do filosofo Justino,"que as sementes da verdade,está presente nas culturas",e em cada pessoa mas que presizam de nossa ajuda para este conhecimento.
Como homens e mulheres de fé devemos fazer como vez Jesus ensinar a orar e rezar(Lc 11,2;Mt 6,7-15).Pois a oração e a prece não é fórmulas prontas e acabadas,mas uma conversa do ser humano com o Divino e o Transcendente,algo que sai de dentro de mim,como a do filho para com o pai,da filha para com a mãe,da namorada para o amado,do esposo para a esposa.
Quem vai negar que aquele gesto de ascender uma velinha não é uma forma de oração,que saia puramente de seu coração,que ele não era uma pessoa religiosa,contrariando as fórmulas vocais ou não era diante de Deus uma oração e Deus não o escutava,contrariando aqueles que se consideram os donos absolutos da verdade,prendem e manipulam Deus segundo os seus interesses pessoais e até econômicos.
Fazendo como falavam os profetas do Antigo Testamento:"este povo me adora com os lábios e praticam a iniqüidade",praticam o jejum e não fazem boas obras como a justiça e a solidariedade( Is 58).
A verdadeira oração nasce da prática do nosso dia a dia,podemos não saber rezar,mas as nossas ações e a nossa conversa com o Altíssimo se torna uma forma de oração.
Não existe oração sem ação, A oração convoca a uma ação transformadora interior e exterior da pessoa.
Nós homens e mulheres de fé somos desafiados a mostrar as pessoas que as simples palavras e gestos são uma forma de oração que agrada a Deus ou o Transcendente.
Autor: Lázaro Torma
Lutador e Profeta de nossos dias!

Nenhum comentário: