quinta-feira, 11 de junho de 2009

Atividades em Brasilia e Teresina






DE 04 A 10 DE JUNHO


André Luis Silveira de Moura
Coordenador de Setor da Pastoral da Criança
Rede de Educação Cidadã – RS Governo Federal
Membro da Comissão Nacional de Juventude do Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil
Assessor da Comissão Colegiada do Setor Juventude da CNBB – Brasília.

Desde a quinta-feira dia 04 de Junho André Moura cumpre agenda em Brasília.
De 05 a 07 aconteceu a Reunião Colegiada com Pastorais, Movimentos e Grupos que desenvolvem trabalhos ligados a Juventude.

Nos dia 08 e 09 cumpriu agenda na Sede da CNBB em Brasília, Universidade Católica de Brasília, Centro Educacional Católica de Brasília e Câmara dos Deputados.
Toda a agenda em Brasília esta voltada pela Mobilização Contra a Redução da Maior Idade Penal e também na discussão sobre a Campanha que será lançada pelas Pastorais da juventude do Brasil no Combate a Violência e Extermínio de jovens.
Na noite de terça-feira, dia 9, André participou de um Show Beneficente em prol das famílias atingidas pelas enchentes no norte e nordeste do Brasil, o Show foi realizado como uma das atividades do Simpósio Internacional sobre Mudanças Climáticas, também com a presença de Artistas da Globo do ONG Humanos Direitos.

Na manha de quarta-feira , 10 de junho embarcou pra Teresina Piauí pra Participar representando o Conselho Regional do Laicato do Sul III. Lá acontece A XXVIII ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DO CONSELHO NACIONAL DE LEIGOS E LEIGAS DO BRASIL.

Neste ano o Tema da Assembléia que acontece de 11 a 14 de junho é “Analisar, Celebrar e Planejar”.
Com esta perspectiva a Assembléia quer Avaliar a caminhado do Organismo e planejar sua caminhada eclesial destacando pra vocação laical.
De acordo com André Moura( durante a assembléia vamos ter um panorama da ação laical da igreja do Brasil, difundindo com maior ênfase a importância da Vocação Laical, porque isto? Qdo se fala em Vocação apenas lembramos da vacação a Vida Religiosa esquecemos do grande impulso da igreja que é a vocação a vida social, familiar e também religiosa. Cito aqui parte do texto de instrumento de trabalho da nossa XXVIII :

{Nós somos resultantes de leigos e leigas que, a partir da década de 20, se constituíram na ponta de lança da laicidade no interno da Igreja, mas que também eram a ponta de eclesialidade no coração do mundo. Destes e destas somos também herdeiros e há, nessa herança, muito a assumirmos. Quando, ainda hoje, encontramos alguém que foi membro atuante da Ação Católica, fica evidente tal pertença. Era gente que sabia o que estava fazendo, profundamente imbuída de sua missão, com conteúdo. Era um organismo profundo, com uma metodologia (ver, julgar,agir) adequada. E com o apoio de figuras centrais no episcopado (o que, inclusive, permitia a liberação de membros para estarem 24 horas a serviço do organismo).
Quanto esses leigos e leigas contribuíram para os primeiros diálogos da Igreja com o mundo moderno! Quanto esses leigos e leigas sofreram para fazer com que a Igreja assumisse a construção de um mundo mais humano e justo, deixando de se esconder nos muros da cristandade ultrapassada! Não seria nada falso dizer que a Gaudium et Spes tem o dedo, e não muito longínquo, desses leigos e leigas da Ação Católica. Que herança! E que responsabilidade nós do CNLB herdamos!
A partir do Concílio Vaticano II, a eclesiologia conciliar dominante é a que define a Igreja como Povo de Deus. Neste modelo de Igreja, todos têm função, e todo o Povo caminha junto na corresponsabilidade da única missão, que só pode ser alcançada na profunda unidade, na perfeita comunhão. Se antes os leigos e leigas eram mandatados, eram os “braços do episcopado” no tecido humano da sociedade, hoje são (ou devem ser) sujeitos de sua própria ação como cristãos. O múnus sacerdotal, profético e régio lhes advém do próprio batismo, e não de um outro sujeito eclesial. Não só não precisam e nem devem ser mandatados, como, pelo contrário, devem agir com autonomia, gerenciados pela escuta do Espírito em suas vidas, em suas ações.}

Queremos também durante nossa Assembléia chamar a atenção para o trabalho a ser realizado com a Juventude, de modo muito especial divulgar a Campanha contra a Violência e extermínio de nossas juventudes no Brasil.)

André Moura participa no dia 14 da Caminhada da Solidariedade em Teresina.Ato já tradicional na Cidade.
Retorna para Brasília dia 15 de junho.

OBSERVAÇÃO: Em breve mais noticias!!!






Um comentário:

Andréia Silva disse...

Mas tu tá chique hein!?